Eleição de Representantes de Categorias

Em geral, a cada dois (2) anos, a UFG realiza eleições para que os membros da comunidade acadêmica tenham a possibilidade de participar das decisões institucionais. Os candidatos são escolhidos dentre seus pares (seja docente, discente ou técnico-administrativo) para representar a categoria em determinado Órgão Colegiado (CONSUNI, CEPEC, Câmaras, Conselho Gestor etc.).

A organização das eleições universitárias para escolha de representantes dos docentes, dos alunos e dos técnico-administrativos é de responsabilidade institucional da Universidade, na forma disciplinada por seus colegiados.
       Os mandatos destes representantes são de dois anos, sendo permitida uma recondução.

Assim como os representantes de categorias, os demais membros dos Conselhos são definidos pelo próprio Estatuto da UFG. Portanto, as eleições de representantes de categorias serve para abarcar aqueles membros da comunidade universitária que pretendem participar da política institucional, mesmo não possuindo um cargo ou indicação que já o habilitasse a participar. Ou seja, é uma forma de o próprio indivíduo, voluntariamente, se colocar a serviço da organização e tomada de decisões na UFG.

Resultado da última eleição.

Edital 2023

Edital Complementar 2023

Resolução que regulamenta a eleição